DEPOIMENTO: Sempre fui compulsiva com a bebida (D)
A primeira vez que bebi foi numa festa de debutantes. Eu experimentei o ponche servido, e não queria parar mais. Na saída da festa, minha mãe teve que me colocar à força dentro do carro e, mesmo assim, eu saltei do carro em movimento para voltar à festa e continuar bebendo. Eu sabia que não tinha bebida em casa.
Quando bebi pela primeira vez, a sensação de que eu era feia e que ninguém gostava de mim foi embora. Voltei a beber novamente aos 18 anos, quando entrei na faculdade. Eu sempre fui compulsiva com a bebida, nunca bebi normalmente; bebia para me sentir melhor e para lidar com meus sentimentos. Com o passar do tempo eu já estava usando a bebida para tudo: lidar com momentos bons e momentos ruins, para viver e quando queria morrer. Mas, só comecei a achar que bebia de forma estranha quando não conseguia ficar sem beber para ir trabalhar. E depois de um apagamento, quando dormi com um cara que não conhecia e não me lembrava como isso tinha acontecido.
Aos 25 anos estava falida e minha vida era totalmente dependente do álcool. Foi assim que cheguei em Alcoólicos Anônimos - desesperada por parar de beber. Isso foi em 2012. Atualmente, eu participo apenas de reuniões online e exporadicamente participo de reuniões específicas para as mulheres. O A.A. é fundamental para a minha sobriedade, sem o programa dos Doze Passos, eu não teria conseguido.
► Ouça o depoimento no Canal YouTube da Colcha de Retalhos (em breve)