DEPOIMENTO: Servindo, sirvo à minha recuperação (D)
Meu nome é Roberta e é assim que me identifico desde que entrei em Alcoólicos Anônimos. Meu relato é sobre como iniciei e conheci o serviço na Colcha de Retalhos de Alcoólicos Anônimos.
A princípio, minha madrinha sempre comentava sobre como nos primeiros anos da história de A.A. fora difícil as mulheres chegarem e permanecerem nos Grupos de A.A.. Ela também me contava a história da Colcha de Retalhos de A.A. e fiquei muito curiosa em saber como funcionava e como abordavam as mulheres alcoólicas. Eu tinha presenciado a morte de uma companheira, que apesar de ter morrido sóbria nos seus últimos vinte dias de vida, o seu corpo doente já estava muito doente.
Foi no aniversário de uma reunião de composição feminina, que me apresentaram a Colcha de Retalhos de A.A.. Logo entrei e me voluntariei ao serviço, o que me permitiu um aprendizado que tentarei expressar em palavras expressar
Eu estava nova em recuperação e foi nas reuniões de serviço, por meio dos relatórios das comissões, que fui conhecedo as atividades e elucidando os trabalhos da Colcha de Retalhos e do próprio A.A.. Eu tive um crescimento grande dentre os Passos, no conhecimento dos Conceitos para Servir, em todos os níveis da Irmandade.
Participei de vários eventos promovidos pela Comissão de Comunicação e Divulgação, fui aprendendo sobre o olhar carinhoso às alcoólicas que ainda sofrem e isso foi me dando suporte para lidar com as novas companheiras que vinham chegando ao meu grupo base.
O grupo decidiu iniciar reuniões de composição feminina e foi quando percebi o quanto as mulheres deixavam de falar sobre certas situações de vida por vergonha dos companheiros. Nas reuniões específicas escutava partilhas de muito sofrimento, mas que só estavam vindo à tona por estarmos emtre mulheres. Esse serviço me trouxe alegrias que eu nem imaginava poder sentir.
A Colcha de Retalhos de A.A. foi além das minhas expectativas, quando criou duas formas de contato: um Canal de Ajuda para atender pessoas que estão buscando recuperação e um Fale Conosco para pessoas interessadas em mais informações sobre Alcoólicos Anônimos, bem como para a comunidade profissional e possíveis ações de cooperação.
Essa Comissão de Atendimento mostra como esse serviço é realmente essencial, principalmente para mulheres que sofrem caladas e que não tiveram a oportunidade de receber orientações pessoais para chegar às reuniões de Alcoólicos Anônimos. Este servir no atendimento de mulheres iguais a mim, na doença do alcoolismo, também tem servido à minha sobriedade e recuperação. Ganhamos todos, cumprimos nosso propósito primordial de A.A. e fazemos crescer a Irmandadede.
► Ouça o depoimento no Canal YouTube da Colcha de Retalhos (em breve)