Tornar-se A.A.


Ninguém "se torna membro" de Alcoólicos Anônimos no sentido comum da frase.  Não é necessário preencher nenhum tipo de proposta ou formulário.  Aliás, muitos grupos nem costumam manter registro de seus membros.  Não há matrículas ou mensalidades, nem taxas de espécie alguma.
 
A maioria das pessoas se associa a A.A. simplesmente assistindo às reuniões de um grupo local.  Elas chegam a de várias maneiras, uma vez que desejem parar de beber.  Algumas pessoas entram em contato diretamente com um Grupo de A.A. que conheceram ou obtiveram informação divulgada em algum lugar, outras escolhem escrever ou enviar um e-mail identificado nos nossos livros ou materiais de divulgação.  Também há quem chegue a uma reunião, acompanhada de um parente ou amigo, ou encaminhada por algum profissional Amigo de A.A..
 
Geralmente, a pessoa recém-chegada a A.A. tem a oportunidade de conversar com um ou mais integrantes do grupo, antes de assistir à sua primeira reunião, o que lhe permite já saber de que maneira Alcoólicos Anônimos tem ajudado essas pessoas.  Na sua primeira reunião, é possível receber informações a respeito do alcoolismo e de como funciona o A.A., o que poderá ajudar na decisão de ingressar na Irmandade ou não, e se há desejo de abandonar a bebida.  O único requisito para ser membro de A.A. é o desejo de parar de beber.
 
Algumas de nós preferiu voltar em mais reuniões, antes de tomar a decisão de ingressar.  O importante é ser honesta, manter a mente aberta e ter boa vontade consigo mesma; nenhum de nós tentará persuadir visitantes ou recém-chegadas.  Essa é uma decisão de fórum íntimo e pessoal.
 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O A.A., direitos autorais A.A.W.S., traduzido e publicado pela Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, 2018.  Toda literatura de Alcoólicos Anônimos pode ser adquirida nos grupos e nos escritórios de A.A. e no site da JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil