Jovens e Adolescentes


Ao chegarmos jovens a Alcoólicos Anônimos, sentimos que teríamos desafios a enfrentar.  No começo, com frequência, sentíamos que éramos jovens demais para sermos alcoólicos.  Alguns de nós, não havíamos bebido por muito tempo.  Alguns de nós, não havíamos tomado bebida forte.  Alguns de nós não chegamos a cair ou esquecer o que fizemos e falamos, enquanto estávamos bêbados.  Sendo jovens no dia-a-dia, enfrentamos constantemente pressões, relações estressantes com nossos pais e festas são como um estilo de vida.  Em A.A., muitas vezes, sentimo-nos diferentes se somos a pessoa mais nova no nosso grupo e, às vezes, pode haver um membro mais velho desinformado que nos desencoraja, dizendo coisas como "você não bebeu nada em comparação comigo".
 
Essa realidade pode ser difícil para os jovens em Alcoólicos Anônimos.  Por outro lado, ficando firmes e encontrando utros membros jovens e mais velhos para nos ajudarem, encontramos uma solução para nossos problemas com a bebida.  Em A.A., encontramos um modo de vida que nos ajuda a lidar com o estresse do dia-a-dia, a pressão constante, e aprendemos que a vida é melhor e muito mais divertida sem álcool.  Também vemos que, quanto mais tempo passamos sóbrios, mais desenvolvemos relações próximas.  Para nós, não importa quanto bebemos, onde bebemos, o que bebemos ou a idade que temos - o que importa é o que o álcool faz dentro de nós.  Ninguém melhor do que a própria pessoa para avaliar se tem ou não problema.  E no fundo ela sabe se sente culpada, isolada, envergonhada; se o álcool está interferindo em sua vida.  As perguntas que somente a pessoa pode responder, estão numa versão mais adequada à realidade dos jovens no final desta página.
 
Se a bebida está causando problemas, a pessoa quer parar, mas não está conseguindo sozinha, ela pode querer dar uma chance a Alcoólicos Anônimos.  Nós sugerimos que tente por 90 dias - e, se sua vida não melhorar, pelo menos terá tido melhor compreensão das opções que possui.
 
Todos nós nos sentimos estranhos indo para Alcoólicos Anônimos, mas acabamos percendo que A.A. salva vidas e oferece um novo começo - foi o melhor que poderia ter acontecido em nossas vidas.  Há muitos jovens em A.A. - 10% dos membros têm menos de 30 anos de idade.
 
 
Como conseguimos ficar longe da bebida?
 
Indo às reuniões de Alcoólicos Anônimos, sempre que pudermos.  Ao ouvir as histórias de outras pessoas, percebemos que não somos um caso único.  Aprendemos a identificar sentimentos dos que falam e não fatos das histórias dos outros como as nossas.
 
Pedindo ajuda a outros membros em conversas antes e depois das reuniões e também por telefone ou mensagens de texto.  Vamos mudando gradualmente a cada dia que passa, ajudando outros alcoólicos.  E é pelo fato de ajudar que permanecemos sóbrios, saudáveis e satisfeitos.
 
Também temos livros e folhetos que ajudam nesse processo de identificação e compreensão do programa de recuperação em Alcoólicos Anônimos.
 
 
COMO SABER SE UM(A) JOVEM É ALCOÓLICO(A)?
Sabemos por experiência própria que responder SIM a quatro ou mais dessas perguntas, indica claras tendências ao alcoolismo.
 
  1. Você falta à escola ou ao trabalho por causa da bebida?
  2. bebe para perder a timidez ou aumentar a confiança pessoal?
  3. Beber afeta sua reputação?
  4. Você bebe para fugir  das preocupações escolares ou familiares?
  5. Você se incomoda se alguém diz que você bebe demais?
  6. Tem que tomar uma dose antes de sair para um encontro?
  7. Você já teve problemas de dinheiro por comprar bebidas?
  8. Perdeu amigos desde começou a beber?
  9. Você reúne com pessoas que têm facilidade para comprar bebida?
  10. Seus amigos bebem menos que você?
  11. Você bebe até esvaziar a garrafa?
  12. Já perdeu alguma vez a memória por causa da bebida?
  13. Já foi parar no hospital ou delegacia por dirigir bêbado(a)?
  14. Você se irrita com as aulas ou palestras sobre bebida?
  15. Você acha que tem um problema com a bebida?
 

OS JOVENS E A.A., direitos autorais A.A.W.S., traduzido e publicado pela Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, 2017.  VIVENDO SÓBRIO, direitos autorais A.A.W.S., traduzido e publicado pela Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, 2019.  ALCOÓLICOS ANÔNIMOSdireitos autorais A.A.W.S., traduzido e publicado pela Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, 2019.  Toda literatura de Alcoólicos Anônimos pode ser adquirida nos grupos e nos escritórios de A.A. e no site da JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil