SE VOCÊ FOR UM PROFISSIONAL A.A. QUER TRABALHAR COM VOCÊ

Todos os Artigos


Alcoólicos Anônimos pode e quer cooperar com os profissionais que trabalham com alcoólatras e compartilham o propósito comum de ajudar as pessoas que desejam parar de beber.  Os grupos e escritórios de A.A. estão disponíveis para fornecer quaisquer informações sobre a Irmandade.
 
A cooperação com a comunidade profissional é um dos objetivos de Alcoólicos Anônimos desde os primeiros tempos de nossa Irmandade.  Estamos sempre buscando fortalecer e expandir nossa comunicação com os profissionais, e os comentários e sugestões são muito bem-vindos para nos ajudar a trabalhar mais efetivamente no nosso propósito comum, que é  ajudar o alcoólico a deixar de beber e a levar uma vida produtiva e saudável.
 
A.A. é uma irmandade sem fins lucrativos, autossuficiente e totalmente independente - não estamos ligados a nehuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição -, e está apta a servir aos profissionais e instituições dentro de sua diretriz de cooperação sem afiliação com a comunidade profissional.  Podemos servir como uma fonte de experiências pessoais com o alcoolismo e também como alternativa de apoio contínuo para a recuperação de alcoólicos.
 
O propósito primordial dos membros de A.A. é manter-se sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade, e como Irmandade buscamos levar a mensagem dessa recuperação a todos aqueles que possam beneficiar-se dela.
 
O único requisito para tornar-se membro de Alcoólicos Anônimos é o desejo de parar de beber.  Não existem taxas ou mensalidades, somos autossuficientes graças às nossas próprias contribuições.  Os membros compartilham entre si suas experiências pessoais na recuperação do alcoolismo e apresentam ao recém-chegado os Doze Passos para a recuperação pessoal e as Doze Tradições que sustentam a Irmandade.  As reuniões constituem o coração do programa de A.A. e são conduzidas de maneira autônoma pelos vários Grupos de A.A. espalhados por cidades do mundo inteiro.  Qualquer pessoa pode assistir às reuniões abertas de A.A. de forma a conhecer nossas atividades, contudo, apenas pessoas com problemas de bebida podem participar das reuniões fechadas.
 
Alcoólicos Anônimmos não faz campanha de motivação para alcoólicos recuperarem-se, nem faz campanha para angariar membros.  Não faz pesquisas, nem as patrocina.  Não mantém registros de frequência de seus membros, nem de suas histórias.  Não se afilia a conselhos ou órgãos sociais.  Não faz acompanhamento e nem controle nenhum de seus membros.  Não faz diagnóstico nem emite pareceres médicos ou psiquiátricos.  Não fornece serviços de enfermagem ou de desintoxicação, nem remédios ou qualquer tipo de tratamento médico ou psiquiátrico, e nem patrocina hospitalização.  Não oferece serviços religiosos.  Não se engaja na educação sobre o álcool.  Não fornece abrigo, alimento, roupa, emprego, dinheiro ou outros serviços de assistência social.  Não fornece orientação em questões domésticas ou vocacionais.  Não aceita dinheiro por seus serviços e nem qualquer contribuição material vinda de fontes fora de A.A..  Não fornece cartas de referência para tribunais, advogados, agências sociais, empregadores etc..
 
 
Encaminhamento
 
Muitas instituições de tratamento de dependência de álcool e drogas, à época da alta dos pacientes, têm encaminhado alcoólicos e não-alcoólicos aos Grupos de A.A. próximos à residência dos pácientes, e todos são bem-vindos, todavia as pessoas cujas dependências são diferentes da do álcool, serão estimuladas a procurar os respectivos grupos de Doze Passos, tais como Narcóticos Anônimos, Codependentes Emocionais entre outros.
 
Outros tantos membros de Alcoólicos Anônimos chegam à Irmandade enviados por Tribunais de Justiça.  Alguns chegam de livre e espontânea vontade, outros não.  A.A. não faz discriminação contra nenhum possível membro.  Quem fez o encaminhamento à Irmandade não é o que nos interessa - nossa preocupação é o bebedor problema.
 
Em alguns casos é solicitado ao encaminhado pela Justiça um comprovante de comparecimento às reuniões de A.A. que podem ser assinados ou rubricados pelo secretário do Grupo de A.A. onde a pessoa escolha participar das reuniões.  A responsabilidade de apresentação do documento ao Tribunal é da própria pessoa encaminhada.
 
O modo e a extensão do envolvimento dos Grupos de A.A. com as instituições podem variar de grupo a grupo e de instituição a instituição.
 
Os telefones e endereços de Alcoólicos Anônimos estão no site aa.org.br.  Alguns profissionais contatam o A.A. enquanto a pessoa interessada ainda está em seu consultório, permitindo que ela possa estender a mão pedindo ajuda imediatamente.
 

SE VOCÊ FOR UM PROFISSIONAL, direitos autorais A.A.W.S., traduzido e publicado pela Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, 2019.  Toda literatura de Alcoólicos Anônimos pode ser adquirida nos grupos e nos escritórios de A.A. e no site da JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil.

INFORMAÇÃO CORRELATA