Você não está mais sozinha!

Colcha de Retalhos


Por  Jaira Freixiela AdamczykPsicóloga, Mestre em Tratamento e Prevenção à Dependência Química, terapeuta familiar; foi Custódia não-alcoólica e Presidente da Junta de Serviços Gerais do A.A. do Brasil, de 2013 a 2017. - Florianópolis/SC


Em algum momento de nossas vidas sentimos um enorme vazio, uma dor avassaladora que palavras não conseguem expressar.  O desejo de revelarmos a razão dessa angústia opressora, é sucumbido pela grande barreira da perfeição imposta pela nossa sociedade.  Podemos gritar, para expressarmos os nossos medos, mas a surdez psíquica que impera na humanidade, alimenta o sentimento de não pertencimento, que podemos chamar de solidão.
 
O alcoolismo é a doença da solidão.  Uma doença crônica, progressiva, fatal, de múltiplos fatores que leva o indivíduo a um estado de autoabandono.
 
O aprisionamento emocional acarretado pelo alcoolismo, gera um isolamento patológico.  A pessoa alcoólica não reconhece o desenvolvimento da doença, sendo a negação um dos principais mecanismos de defesa.
 
Um dos grandes fatores responsáveis pelo não reconhecimento do alcoolismo como doença é o preconceito que nossa sociedade tem a respeito dessa patologia.  Preconceito associado com uma cultura de desigualdade social, torna o alcoolismo, ainda mais invisível, principalmente quando o associamos com a condição de gênero.
 
É de suma importância, analisarmos as questões históricas de gênero, em nossa sociedade.  As desigualdades entre gêneros continua sendo um fator de exclusão.  E no tratamento da doença do alcoolismo, isso é notório.  É preciso pensar em dar cada vez mais visibilidade ao tratamento do alcoolismo para mulheres.
 
Concordamos que houve um significativo avanço no ingresso de mulheres no programa de recuperação de Alcoólicos Anônimos, em especial no período da pandemia, mas isso, não significa que atingimos os nossos objetivos, muito ainda temos por fazer.
 
Alcoólicos Anônimos, teve e continua tendo no mundo um papel fundamental no tratamento da doença do alcoolismo.  Desde seus primórdios, A.A., vem estendendo sua mão à todas as pessoas que sofrem da doença doalcoolismo e queiram fazer algo a respeito de seu problema com a bebida.  Um Programa de Recuperação baseado em princípios espirituais, que fala de inclusão, de pertencimento, de respeito e acima de tudo de amor ao próximo.
 
Fruto desse Programa de Recuperação, pautado nos 36 Princípios de Alcoólicos Anônimos, surgiu a Colcha de Retalhos. Um trabalho de mulheres alcoólicas membros de diversos Grupos de A.A., de todo Brasil. 
 
Desde 2012, retalhos vem se tornando histórias de vidas!  Histórias inspiradoras e transformadoras que vão se unindo por esse Brasil afora formando uma grande, e viva, Colcha de Retalhos.
 
Os relatos de muitas mulheres alcoólicas têm confirmado que o espaço oferecido pela Colcha de Retalhos e pelos Grupos de A.A., através das Reuniões de Composição Feminina, permitem que elas possam expressar seus sentimentos, suas dores e todas as formas de abusos que sofreram durante o período do uso compulsivo e obsessivo da bebida alcoólica.

A continuidade do crescimento dessa viva colcha de retalhos dependerá de todos nós: profissionais, membros em recuperação e familiares de alcoólicos que acreditam na importância de Alcoólicos Anônimos no mundo e reconhecem na Colcha de Retalhos, um espaço singular para todas as mulheres que desejam encontrar o caminho da recuperação da doença do alcoolismo.
 
O caminho foi construído e a porta está aberta para todas as pessoas que desejam saber mais sobre esse maravilhoso trabalho.  Em especial, convidamos você, mulher que está sentindo a solidão corrosiva da doença do alcoolismo, para conhecer a Colcha de Retalhos.  Venha se reconhecer em relatos e histórias de mulheres que encontraram o caminho da sobriedade emocional!

A 5ª COLCHA DE RETALHOS está sendo organizada por mulheres integrantes de Alcoólicos Anônimos de todo nosso imenso Brasil.  Elas estão costurando esta colcha de retalhos, com temas vitais para recuperação, de unidade e serviço dentro dos princípios de Alcoólicos Anônimos. Tudo feito com muito carinho para que você sinta que não está mais sozinha!  O Tema escolhido: VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS SOZINHA, nos chama ao grande compromisso de preencher de ESPERANÇA o coração de todos os que ainda estão aprisionados pelas mazelas da doença do alcoolismo.

Imensa gratidão à todos que estão por trás dos bastidores, em especial à Área 37 de Alcoólicos Anônimos, Curitiba /PR, pelo grande empenho de todos os seus membros.

Nosso sonho é que a Colcha de Retalhos continue cobrindo, acolhendo, aquecendo almas, emanando um imenso calor no formato de uma grande humana e amorosa colcha de retalhos.  Participemos!