A.A. num relance


O que é A.A.?
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de pessoas voluntárias, vindoas de todas as camadas sociais, que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade.  O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber, não havendo necessidade de pagar taxas ou mensalidades.
 
A irmandade de A.A. atualmente
Estima-se que hoje  existam aproximadamente 115 mil grupos e mais de 2 milhões de membros em 180 países.  No Brasil, temos cerca de 5 mil grupos.
 
Relacionamento com outras instituições
Alcoólicos Anônimos tem adotado a política de cooperação sem afiliação com outras organizações que se interessam pelo problema do alcoolismo.  Não remos opinião sobre problemas externos à irmandade e não aprovamos nem somos contra nenhuma causa.
 
Como A.A. é financiado
Ao longo dos anos, Alcoólicos Anônimos tem afirmado e fortalecido a Tradição de ser completamente autossuficiente, rejeitando a contribuição de pessoas e instituições estranhas à Irmandade.  Membros individuais podem contribuir com um montante de, no máximo, três mil dólares anuais.
 
Como os membros de A.A. mantém sua sobriedade
O programa de Alcoólicos Anônimos é de total abstinência do álcool.  Os membros simplesmente evitam o primeiro gole, um dia de cada vez.  A sobriedade é mantida através do compartilhar de experiências, forças e esperanças nas reuniões de Grupos e através dos Doze Passos sugeridos para a recuperação do alcoolismo.
 
O porquê do anonimato
O anonimato é o alicerce espiritual de Alcoólicos Anônimos.  Ele leva a Irmandade a governar-se, mantendo os princípios acima das personalidades.  Somos uma sociedade nivelada.  Empenhamo-nos em tornar conhecido o nosso programa de recuperação, não os indivíduos que dele participam; o anonimato, em nível de mídia, significa segurança para A.A. como um todo, especialmente, ao recém-chegado, garantindo que sua ligação com A.A. não seja revelada.
 
Qualquer pessoa pode assistir a uma reunião aberta de A.A.
Essas reuniões são abertas ao público.  As reuniões de Alcoólicos Anônimos geralmente consistem das palavras de um coordenador mais dois ou três oradores que compartilham suas experiências com relatos sobre suas histórias de alcoolismo e suas recuperações em A.A..  Algumas reuniões são realizadas com o propósito específico de informar ao público não-alcoólico a respeito de A.A..  Médicos, membros do clero e funcionários públicos em geral são convidados.  Reuniões fechadas são unicamente para participações de alcoólicos.
 
Como começou A.A.
Alcoólicos Anônimos começou em 1935 com um corretor da Bolsa de Valores, de New York, e um médico-cirurgião de Ohio (ambos já falecidos) que haviam sido bêbados "desesperados".  Eles fundaram A.A. num esforço de ajudar a outros que sofriam da doença do alcoolismo a se recuperarem e, também, para se manterem sóbrios.  A.A. cresceu primeiramente com a formação de grupos autônomos nos Estados Unidos e, depois, ao redor do mundo.
 
Como localizar Grupos de A.A. em sua cidade
Procure por Alcoólicos Anônimos na Internet e nos serviços locais de listagem telefônica.  Em muitas cidades, existe um Escritório de Serviços de A.A. assistido principalmente por membros voluntários de A.A. que ficarão satisfeitos em poder responder a suas perguntas e/ou colocar você em contato com aqueles que possam fazê-lo.
 
O que A.A. não faz
Alcoólicos Anônimos não mantém registro de seus membros ou suas histórias, não se dedica, nem se responsabiliza por pesquisas, não se afilia a conselhos ou agências sociais (embora seus membros cooperem com elas frequentemente), não fiscaliza ou tenta controlar seus membros, não faz diagnósticos médicos ou psiquiátricos, nem fornece medicação ou acompanhamento psicológico, não providencia serviços ambulatoriais de enfermagem ou internação em sanatórios, não fornece serviços religiosos, não oferece abrigo, alimentos, roupas, trabalhos, dinheiro ou outro serviço de bem-estar social, não oferece cartas de referência para juntas de livramento condicional, advogados, tribunais de justiça, agências sociais, empregadores etc..
 
 
Aproximadamente 2 milhões de alcoólicos alcançaram a sobriedade em Alcoólicos Anônimos, mas reconhecemos que o programa nem sempre é eficaz com todos os alcoólicos.  Algumas pessoas também podem precisar de aconselhamento profissional ou tratamento médico.
 
Alcoólicos Anônimos preocupa-se apenas com a recuperação pessoal e a contínua sobriedade de pessoas alcoólicas. 
A.A. não faz diagnósticos médicos, se envolve em pesquisas ou mantém registros ou históricos de seus membros. 
 
Alcoólicos Anônimos adotou uma política de cooperação, mas não de afiliação com outras organizações preocupadas com o problema do alcoolismo.
 
 
 
 

A.A. NUM RELANCE, direitos autorais A.A.W.S., traduzido e publicado pela JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, 2019.  Toda literatura de Alcoólicos Anônimos pode ser adquirida nos grupos e nos escritórios de A.A. e no site da JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil.